Telefone: (51) 4063-8525

4 Dicas de Como Impulsionar Seus Fãs no Facebook – Com Promoções

Mirelle Borges sexta-feira, 14 junho, 2013 às 1:29 am Postado por: Mirelle Borges

 

 Você quer aumentar o engajamento dos seus Fãs no Facebook?

Neste post separamos 4 dicas de promoções e sorteios para seus fãs no Facebook, todas dicas com exemplos e prós e contras.  Vamos agitar sua Fanpage?

79% dos fãs no Facebook são mais propensos a comprar de uma marca que eles gostaram, então buscar mais adeptos e mais engajamento com os fãs existentes é uma prioridade enorme!

Embora existam muitos métodos para que o engajamento aumente sempre mais e mais, como a criação de conteúdo altamente compartilhável, através de postagem de imagens e vídeos,  principalmente postagens de forma sucinta em momentos chave, as promoções aparecem também como um poderoso método para atrair fãs para sua Página.

Promoções têm a capacidade de atrair visitantes para uma página no Facebook,  quando usadas corretamente pode ser uma ferramenta muito valiosa para deixar seus fãs caidinhos de amor.

Selecionar o tipo certo de Promoção para a sua página é uma questão-chave. Quando se pensa em uma promoção em uma página no Facebook você deve se perguntar antes: “Que tipo de promoção vai funcionar melhor para meus objetivos?”.

A resposta: Isso varia. Os tipos de promoções se prestam a diferentes objetivos. Além disso, certas promoções podem funcionar melhor para certos segmentos.

Abaixo você encontrará um esboço de quatro tipos de promoções para a sua Fan Page e dicas para escolher o tipo certo para usar em sua página.

Todos os tipos de promoções mencionadas abaixo devem usar aplicativos de terceiros, autorizados pelo Facebook, como o Promo.io gratuito ou Woobox que é pago. Isto é necessário para cumprir com a política do Facebook de promoções, aliás você deve conferir todas as informações contidas no Regulamento do Facebook sobre Promoções.

1 – Promoção através de Sorteios:

Um sorteio é uma promoção baseada em configurações simples e facilita a participação de fãs da página e capta novos usuários. Visitantes normalmente entram pelo preenchimento de um simples formulário com campos para o seu nome e endereço de e-mail, e então um vencedor ou vencedora (s) são retirados aleatoriamente após uma data definida.

Prós de usar um sorteio:

  • Fácil acesso do público;
  • Pode ser utilizado para uma grande variedade de empresas e/ou segmentos;
  • Sorteios podem reunir informações importantes, tais como e-mail, local, telefone, importante para o marketing  futuro;

Contras:

  • Devido à facilidade de entrada, pode haver mais participações de usuários que estão fora do perfil do que a participação do público alvo;
  • Os usuários podem, potencialmente, entrar mais de uma vez, usando endereços de e-mail diferentes;
  •  Um sorteio pode limitar cada usuário a uma entrada ou permitir que os usuários insiram repetidamente;

Um sorteio pode trabalhar para uma grande variedade de empresas, incluindo B2B e B2C. Os Sweepstakes (aplicativos de sorteios) ajudam a criar catalisadores para entrada, embora o potencial envolvimento não é tão elevado como em alguns outros tipos de promoção que vamos ver a seguir.

Mantenha o formulário de inscrição simples – quanto mais campos menor a entrada. Crie um prêmio que seja relevante para a sua empresa. Um iPad por exemplo não é muito relevante, se você possui uma loja de artesanato.Verifique se o valor do prêmio equivale ao seu produto. Um cartão presente de R$30,00 para um relógio que custa R$600,00 não é um presente tão maravilhoso.

Permitir que os usuários participem diariamente facilita a interação dos visitantes em potencial, porque o traz de volta para a página do Facebook com mais frequência.

2 – Promoções através de Ofertas

Uma oferta é outra opção de promoção que geralmente tem uma porta de entrada imensa. Muitas vezes, um aplicativo ou oferta em uma página do Facebook pedem ao usuário para fazer alguma coisa, e quando a tarefa estiver concluída, o usuário tem acesso a oferta ou cupom.

Ofertas geram comportamentos naturais super positivos para sua página como o compartilhamento de um post no feed de notícias do Facebook ou compartilhamento de um post  na linha do tempo de um amigo.

Promoções são úteis porque:

1: Os usuários competem para ganhar as ofertas;

2: Uma ótima maneira de divulgar a página e a mensagem do seu negócio;Não esqueça de linkar sua promoção a datas especias ou/e criativas.

Podemos citar a promoção criada pelo Hotel Urbano no Facebook, comemorando o Dia do Mágico (31/01/2012).  A empresa preparou uma SURPRESA para os viajantes, convidava a todos que ficassem ligados no Facebook do HU, pois revelariam o SEGREDO durante a tarde, a oferta era a seguinte, entre 14:30 e 15:30 eles esconderão uma cartola de mágico em um dos pacotes do site HU.  A primeira pessoa que achou o pacote e comentou no post o nome da pousada ou hotel, o nome da cidade e o preço da oferta (não respectivamente nesta ordem) ganhou 20% de desconto em qualquer oferta do nosso site.

É uma forma divertida de engajar o público nas suas ofertas! Experimente!

Prós da utilização de Ofertas:

  • Fácil acesso à promoção (realização de tarefas simples);
  • Pode valorizar outras redes sociais que você precise deslanchar;
  • Isso pode ajudar a sua página aumentar o seu alcance ou conquistar outro tipo de público que atualmente não é alcançado;
  • Essa estratégia pode ser utilizada por um grande número de empresas;
  • Sua Fanpage obtém um alto valor de troca, como mais exposição e divulgação de todos os seus produtos.

Contras:

  • Mais uma vez, como não é fácil participar,  aqueles que surgirem podem não ser o seu cliente alvo;
  • Os usuários podem, potencialmente, entrar mais de uma vez, usando os endereços de e-mail diferentes;
  • Muitas vezes existem muitas informações em volta da oferta como texto, vídeo, áudio, ligadas somente à promoção, fixando as atenções dos usuários que estão visitando pela primeira vez a sua página somente nesse conteúdo;

Seja valioso! A sua Fanpage deve ser significativa o suficiente para que o usuário sinta que vale a pena prosseguir.

Torne clara todas as etapas envolvidas e ações que deseja alcançar. Mantenha o processo simples!

Torne fácil a comunicação da sua oferta, é assim que você atingirá seus objetivos!

3 – Promoção através de Concurso

Um concurso é diferente de um sorteio ou uma oferta de negócio. Este tipo de promoção exige mais do usuário e pode ser chamado de “promoção por qualificação.” Ele normalmente exige mais esforço e habilidade para o envio da inscrição, atendendo a determinados requisitos.Em vez de um sorteio para determinar o vencedor, concursos normalmente envolvem votação pelo público ou um julgamento por um seleto grupo, a fim de determinar o vencedor. Enquanto concursos de fotografia são o tipo mais comum há outros tipos de competições, como envio de vídeo, ensaio ou legenda. O que vale é a criatividade!

Invista em ideias originais tanto para a campanha como para a premiação de seus fãs! Confira o concurso que o Guaraná Antártica criou na sua página do Facebook:

Para comemorar os seus 10 milhões de fãs no Facebook o Guaraná Antártica lançou uma latinha comemorativa, e um concurso que escolheu O Maior Fã para levar a lata azul para a sede do Facebook em Nova York e de quebra conhecer a cidade! E a grande vencedora do concurso é a Patricia Nogueira. Essa foi a foto que ela enviou. Concurso hipercriativo que consagrou ainda mais o marketing da empresa no Facebook.

Prós da utilização de um concurso:

1. Aqui você tem o seu público alvo na sua mira, enquanto os que chegam para ver as postagem e votarem podem estar dentro de outro perfil não tão específico. Juntos, isto pode acrescentar  um alcance mais global a sua página, aumentando a exposição e a interação em uma só ação.

2. Os participantes são motivados a compartilhar com os amigos, querem votos, assim quanto mais compartilhamentos na rede dos amigos mais votos ele ganhará! Bom para sua página!. Esse compartilhamento espontâneo dos participantes aumenta o alcance geral do concurso.


3. Além disso, esta indicação de amigo para amigo é um mecanismo de referência super positivo. Despertando confiança e credibilidade a sua página, aos seus produtos e serviços.


4. Melhora a qualificação dos participantes, pois em um concurso estão reunidos determinados critérios para a entrada, que é um mecanismo de triagem. Ele adiciona uma barreira para aqueles que simplesmente entraram em qualquer promoção, porque é fácil e eles podem ganhar.

5. Dependendo das orientações necessárias para entrar, este processo pode servir para qualificar ou pré-seleciona candidatos como potenciais clientes.

Dicas: 

* Se eles precisarem apresentar uma foto com o seu produto, este é um nível de qualificação e de conexão muito forte com a marca;

 *Um nível ainda maior de peneirar é quando o participante precisa produzir um vídeo de 30 segundos promocional relacionado com o seu serviço/produto, contando e argumentando o porque eles devem ganhar o  concurso.

*Isso exigiria aos participantes se familiarizarem com o produto para enviar um vídeo relevante.

*O conteúdo gerado pelo usuário pode ser utilizado em campanhas futuras, caso não se encaixem na campanha atual, se as regras promocionais é claro, delinearem essa autorização de utilização de conteúdos futuramente.

*Este pode ser um excelente método para reunir conteúdo gerado pelos usuário que sejam relevantes para a sua marca, usando esse conteúdo em marketing nas redes sociais no futuro.

*Depoimentos verdadeiros valem ouro na internet! Não desperdice!

 

Contras:

  • A barreira de entrada pode ser elevada demais, portanto, a participação menor. O inverso do benefício da competição pode também ser prejudicial.
  •  Se o usuário tiver que enviar, por exemplo, uma foto para participar do concurso e ele perceber que vai levar muito tempo para que a recompensa ocorra, então ele passará no concurso só por passar. Encontrar o ponto ideal para o seu público é fundamental.
  • Tentativas podem ser feitas para manipular o voto dos fãs, existem pessoas lá fora que vão tentar comprar votos ou usuários com spam de votos.
  • Usando um aplicativo de concurso que permite ao gestor definir limites para a quantidade de votos por fãs e que acompanham o endereço IP do eleitor, pode ser útil para garantir uma competição justa.
  • Cuidado com competições injustas - Isso pode ter um impacto negativo sobre a promoção e pode causar comentários negativos, exatamente o oposto do tipo de envolvimento que você deseja!
Dicas:

*Ser muito claro sobre o que o candidato precisa apresentar para cumprir os seus critérios de entrada;

*Mantenha o concurso em movimento! Não execute um concurso de um mês de duração. A atenção de um usuário do Facebook não é voltada para votações que ele tenha que entrar uma vez por dia durante 30 dias. O melhor período é de 5-7 dias, ou talvez 10 dias, se é um concurso de duas fases (rodadas iniciais e finais);

*Defina a votação para uma vez por dia. Isso incentiva os participantes a convencerem os eleitores a votar todos os dias, uma situação perfeita para a sua página.

4 – Promoção  Multi-Rede  Social

Uma promoção multi-rede social é uma opção adicional de promoção que envolve Facebook e pelo menos uma outra plataforma de mídia social como o Twitter ou Instagram. A diferença neste tipo de tarefa é que ela é centrada em torno de fazer algo em diferentes plataformas sociais, como o Twitter ou Instagram. O usuário, então, realiza a tarefa, como adicionar uma imagem para Instagram. O resultado é que o usuário tem que se envolver com a página de uma marca no Facebook e, simultaneamente, estender a informação sobre a marca para outra rede social.

 

Prós da utilização de um promoção de multi-rede social:

  • Compreenda que estender a marca para mais redes sociais locais, neste tipo de promoção pode funcionar bem para uma empresa cujo público é ativo em mais de uma rede social ou para uma empresa que pretende continuar ganhando força Facebook junto com a expansão e ampliação de visibilidade no Twitter, por exemplo.
  • Imagens são poderosas em mídias sociais e uma promoção multi-rede social usando imagem, pode capturar a atenção dos usuários e incentivar compartilhamentos e comentários, os quais podem servir para aumentar a visibilidade e tráfego de referência de sua página, ou seja sua página vai bombar.
  • Adequado para uma ampla variedade de empresas. A promoção multi-rede social pode ser usada em empresas de vestuário, agências de turismo e muito mais.

Contras:

  • O público pode ser mais estreito, comparado a outros tipos de promoções. Para ser relevante, o público deve ser usuários tanto do Facebook quanto da outra plataforma social. Isso pode diminuir o número de usuários que participam;
  • Não é tão fácil de concluir as postagens no Instagram e twitter, exigir um login para a segunda rede social, pode aumentar a taxa de abandono;
  • Você deve ter cuidado com algumas limitações da rede social – No caso do Facebook e Instagram , existe o fato de que o Instagram não permite que usuários de desktop carreguem as fotos, oque pode causar maiores taxas de abandono. Usuários em um PC teriam que mudar para o seu dispositivo móvel para carregar a imagem para Instagram. Qualquer coisa que não seja fácil pode diminuir a participação.

Dicas:

Conheça o seu público-alvo, eles estão usando o Instagram? Se assim for, uma promoção multi-rede social pode funcionar muito bem!.
Certifique-se a sua empresa tem uma sólida presença na segunda rede social. É perda de tempo, se a sua marca não está lá!.

Promoções para Páginas do Facebook oferecem o poder de atrair fãs, aumentar engajamento da página e realizar objetivos de marketing tangíveis, tais como o aumento de lista de e-mails. Ofertas na forma de cupons e códigos de desconto continuam a ser formas interessantes para ajudar a aumentar o tráfego para uma página. Embora não seja um fim em si, concursos e ofertas podem ser parte de uma estratégia maior de marketing e uma peça-chave para ajudar uma empresa a crescer na sua rede social.

O que você acha?  Tem promoções ajudando você na sua página? Que tipo de promoção que você está pensando em usar? Por favor, deixe suas perguntas e comentários abaixo.

 

Confira essas e muitas outras dicas no nosso Curso Segredos do Facebook.

Related Posts with Thumbnails

Veja também estes artigos:


Arquivado em facebook, midias sociais having 1 Comment »



Um comentário

  1. Gk diz:

    obrigado



Têm algo a dizer? Deixe seu comentário!


Por favor, lembre-se: Moderação de comentários está ativa, e isso pode segurar seu comentario por algum tempo antes que ele seja aprovado e publicado. Não há necessidade de re-enviar seu comentário.