Telefone: (51) 4063-8525

Pare de “Ficar” e comece a “Namorar” os Fãs de sua Fanpage!

Louise Souza quarta-feira, 4 julho, 2012 às 2:36 pm Postado por: Louise Souza

Você gostaria de ver a fanpage de sua empresa bombar de acessos, comentários e compartilhamentos? Que tipo de postura devo ter para que a minha empresa consiga conquistar fãs de verdade?  Aqueles que passam na página todos os dias pra ver se tem algo de novo. Curtem e comentam seus posts e principalmente falam sobre seus interesses, suas idéias. Isso sim é ouro pra nós, não é mesmo? Mas também existe aquele usuário que curtiu sua página e nunca mais voltou.

Que tipo de usuário sua fanpage atrai? O tipo que passa lá uma vez, curte e nunca mais aparece? Esse é do tipo que quer só “ficar” e não quer compromisso. Ou você quer atrair o fã que passa lá todos os dias, curte seus posts, participa das promoções, deixa comentários na timeline, fala da sua marca para os amigos dele até fora da internet.  Ah esse é do tipo pra “namorar sério” certo? Esse vale a pena, sem dúvida!

Pra você conquistar esse fã e começar um “namoro sério” com ele, é preciso demostrar o quanto você quer namorar com ele e deixar suas intenções bem claras, mas claro, sem exageros e sem ir com muita sede ao pote.

Preparamos 5 Dicas Simples para ajudar nesse processo de conquista. Confira:

1. Toque seu Público



Pense em quais são os interesses de seus fãs. Do que eles gostam? Comece a descobrir pelo que eles são apaixonados. Faça posts sobre esses assuntos. Por exemplo, se você vende cosméticos, prepare uma fanpage com dicas sobre beleza. Convide especialistas para falar sobre o assunto. Grave vídeos sobre o assunto e dê informação relevante ao seu fã. Com o tempo você vai descobrindo o que realmente seu público gosta e você vai poder focar nesses interesses com mais precisão. Você certamente vai conquistá-los se falar sobre o que eles são apaixonados! Faça perguntas se eles gostaram do conteúdo e se querem mais. As perguntas estimulam a interação e o diálogo um a um com seu fãs.

2. Saiba Perguntar



Quando você tem que responder algo na internet, você prefere responder a pergunta que é mais fácil de responder ou você prefere responder aquela que exige que você pare, pense e escreva uma redação de vestibular? Depende da recompensa. Não é mesmo?

Se você está perguntando algo e não está oferecendo algo muito legal como uma amostra grátis ou desconto, então faça perguntas simples e que exijam respostas com sim ou não.

Caso você esteja fazendo um concurso, sorteio, algo que eles queiram muito participar, você pode exigir um pouco mais e aproveitar para conhecer mais profundamente seus fãs e pedir que eles respondam uma ou duas perguntas.

3. Seja Sincero



Diga a seus fãs o que você quer e quais são suas intenções. Assim como na vida real nenhuma relação dura sem confiança. Por exemplo, ao final de um post, peça para que seu fã comente e curta. Algo do tipo: “Se você gostou de verdade desse conteúdo deixe seu comentário!” Não há problemas nisso. A taxa de cliques é maior quando você convida o usuário a tomar uma ação.

Veja esse exemplo, a empresa Wildfire postou dois conteúdos muitos semelhantes. Um pedia um “curtir” no final do post e o outro não. O número de “curtir” do post que pediu isso é mais que o dobro do que o outro que não solicitou nada. Veja a imagem abaixo:

4. Trate seus fãs de maneira VIP



Porque é realmente o que eles são! Muito importantes para você. Separe conteúdos exclusivos para eles. Algo que ainda não divulgou. Divulgue primeiro para eles. Promoções e descontos exclusivos. A empresa de pesquisas  Razorfish divulgou seu estudo sobre o facebook, e afirmou que a maior razão pela qual os usuários entram nas fanpages das empresas é para participar de conteúdos, ofertas e promoções exclusivas. Ações como “o Fã da semana” e dar um nome especial a sua fanpage em homenagem a eles são exemplos de como podemos dar importância a eles e dizer obrigado por eles estarem ali.

5. Conversa Um a Um



Mesmo quando a sua fanpage tem muitos comentários, não deixe de responder um a um. Você vai elevar a relação com seus fãs a outro nível quando responder de maneira pessoal. Use uma linguagem informal, como se estivesse falando com um amigo e seja cordial. Não exagere, demonstrando intimidade demais. Use o bom senso.  Muitos fãs expressam sua alegria de ver seu comentário respondido e isso é extremamente positivo aos olhos dos outros fãs. Aproveite e pergunte mais sobre os interesses deles e em seguida produza conteúdos que eles pediram. Ver seus pedidos atendidos geram ainda mais engajamento desses fãs que vão demonstrar isso cada vez mais. Outra idéia é colocar fotos da sua equipe, bastidores da empresa, um vídeo de algum encontro. Isso estreita a relação da empresa e dá um rosto a ela.

Ai sim, quando seus fãs estiverem apaixonados e “namorando firme” com você, prepare-se para ver suas vendas explodirem!

Gostou das Dicas? Então coloque em prática e deixe seu comentário aqui. Te aguardamos!

Related Posts with Thumbnails

Outros Artigos:





Um comentário

  1. Viviane diz:

    Minha duvida é como responder aos comentarios



Têm algo a dizer? Deixe seu comentário!


Por favor, lembre-se: Moderação de comentários está ativa, e isso pode segurar seu comentario por algum tempo antes que ele seja aprovado e publicado. Não há necessidade de re-enviar seu comentário.