Telefone: (51) 4063-8525

Como Tirar Fotos de Produtos Para Seu eCommerce

Mirelle Borges sexta-feira, 17 junho, 2011 às 2:14 pm Postado por: Mirelle Borges

Aprenda a Tirar Fotos de Produtos para Seu Ecommerce

Você tem um eCommerce? Vende algum produto e precisa de fotos dele para seu eCommerce ou Website? Seu problemas acabaram. Você não precisa mais gastar uma fortuna com fotógrafos profissionais para ter fotos estonteantes de seus produtos em sua loja virtual ou website.

No artigo abaixo, mostramos passo a passo com pequenos empresários podem com menos de 15 reais comprar os materiais necessários para tirar fotos com qualidade de estúdio fotográfico para seu ecommerce, na sua casa ou escritório.

Tirando Fotos De Seus Produtos

Veja a fota do produto abaixo:

como tirar foto com qualidade de estúdio

Linda, não? Foi tirada em estúdio? Não. Foi editada no Photoshop? Nem de perto.

Esta foto foi tirada em casa mesmo, mas realmente parece que foi tirada em um estúdio profissional com equipamentos de luzes de altíssima qualidade e caros. Essa éa idéia, mas não foi o caso. Essa foto foi tirada na cozinha em cima da mesa comum de café da manhã.

Etapa 1: Preparando os Materiais Necessários

A seguir, você vai aprender passo-a-passo como você pode fazer a mesma coisa. Usando objetos que você encontra (ou já deve ter) em sua casa:

como tirar fotos co qualidade de estúdio

Aqui está a lista dos materiais que você vai precisar:

1. Uma caixa de papelão que você vai usar para cortar um pedaço;

2. Um rolo de papel alumínio, quanto mais largo melhor;

3. Um pedaço de papel vegetal de no mínimo 20 centímetros;

4. Um grampo de pressão de 6 polegadas. Serve para deixar nosso “estúdio” em pé, você poderá substituir por um outro apoio qualquer que funcionar para você.

Etapa 2: Montando Seu Painel Refletivo

Aqui é um daqueles momentos que “quanto maior, melhor”.

Corte um pedaço da caixa de papelão que você conseguiu, bem maior do que o objeto que você quer fotografar. Só não faça muito grande que você não consiga levar para outro lugar depois.

1. Corte um pedaço do papel alumínio, deixando sobrar em todos os lados para que ele seja maior do que o pedaço de papelão. Como você pode ver na foto 1.

2. O lado opaco do papel alumínio te dará uma luz menos intensa do que o lado brilhante. Nesta foto foi usado o lado fosco, mas você pode testar e ver qual funciona melhor no seu caso.

3. Cubra o papelão e prenda com fita (pode ser durex, fita isolante, fita crepe) que você tiver em casa.

4. Parabéns. Você acabou de fazer um painel refletivo! (legal o nome, não? :)

Etapa 3: Cuidando da Iluminação

Agora vamos providenciar para que as fotos de seus produtos sejam claras e nítidas. O segredo de fotos profissionais (e vídeos) é simples: luz. Muita luz.

Para conseguir uma iluminação de boa qualidade sem ter que comprar nenhum outro equipamento, vamos ter que mudar um pouco a decoração da sua casa.

Mova a mesa para o mais próximo da janela que você puder. Uma janela que tenha bastante luz solar.

Tenha certeza que sua mesa é mais alta do que o parapeito da janela. Se não for, deixe sua mesa mais alta colocando livros embaixo dos pés da mesa, pois o parapeito não pode aparecer nas fotos.

Agora, vamos usar o papel vegetal para tapar grande parte da janela. Use um pedaço inteiro, evite emendas. Corte um pedaço comprido o suficiente de modo que comece abaixo da mesa e e vá até em cima no vidro.

Coloque um pedaço grande de papel alumínio sobre a mesa, como mostrado acima. Para esta foto foi usado o lado fosco. Pronto, agora vamos para a próxima etapa.

Etapa 4: Posicionando Seus Produtos

Coloque seu produto perto da janela, de modo que não fique nem muito próximo nem muito longe.

Dobre para baixo as pontas do papel alumínio para as pontas não ficarem levantadas e fixe bem o papel sobre a mesa, como se fosse um tapete, bem fixo e liso. Use fita adesiva se necessário.

Agora, vamos usar o painel refletivo que criamos para capturar a luz do sol e lançar em cima do seu produto. Este é um dos momentos mais importantes, porque o objetivo é você conseguir lançar luz “quase” de frente em seu objeto, para que ele fique bem iluminado sem precisa de flash.

Brinque com os ângulos e encontre o melhor, o que mais coloca a luz em cima do seu produto.

Quando você encontrar o ângulo certo, aproxime o máximo seu painel do seu produto, mas sem deixar com ele apareça na foto.

Etapa 5: Tire Muitas Fotos, Publique-as em Seu eCommerce e Fique Rico

Pronto! Agora é só tirar muitas fotos, testando ângulos, aproximações e posições diferentes. Como você vai estar usando uma câmera digital (você está usando uma, né?), pode tirar o máximo de fotos possível e depois você pode escolher em seu computador quais ficaram melhores, para irem para seu website ou eCommerce.

Agora, não se esqueça de nos contar como ficaram os resultados de suas fotos. Deixe um comentário abaixo com o link para a página de seu site com a foto do seu produto em seu eCommerce para todos vermos, ok?

Boas vendas!

Related Posts with Thumbnails

Veja também estes artigos:





32 comentários

  1. Luciana diz:

    Ola, eu gostaria de algumas dicas. Eu faco camisetas bordadas, e preciso tirar fotos para colocar no meu site, so que tenho uma maquina digital simples com 12 mega, eu tenho tentado tirar as fotos so que ficam horriveis….. gostaria de saber o que devo fazer , como deve tirar essas fotos para que elas fiquem com uma boa qualidade??Ja tentei tirar com algumas dicas que me deram , com uma cartolina branca atraz e 2 luminarias , so que a camiseta eh tecido, entao ela dobra nao da para fazer assim nao ficou legal…… Obrigado. aguardo. Luciana.

  2. Priscila diz:

    Olá Luciana, primeiramente você tem um grande desafio, pois fotografia de produto não é algo fácil, até mesmo para profissionais é bem trabalhoso. A dica do fundo branco com as luminárias ajuda, mas desde que você saiba e entenda da onde vem e o que fazer com a luz. O fato da camiseta dobrar, pense em algo para apoia-la por trás, ou colocar papelão por dentro para esticar. Me manda um e-mail com uma das fotos para ver o que dá para melhorar. Abraços. Priscila
    prifuruli@yahoo.com.br

  3. Regina diz:

    Olá,
    estou montando minha loja virtual de bijuterias e acessórios e estou tendo dificuldades em tirar fotos que expressem a beleza dos produtos. Eu posso usar essa técnica acima com o painel refletivo ou vocês teriam uma outra dica especifica para tirar fotos de bijuterias?
    agradeço ! achei muito legal esse tutorial, muito explicativo.
    abraço. Regina

  4. Olá Regina,

    Sim, você pode usar as mesmas dicas para suas bijuterias e jóias sim. Como dizem os profissionais, 50% do segredo de se bater boas fotos é iluminação.

    Depois, divulgue seu site aqui para vermos como ficaram suas fotos, ok?

    Sucessso!

  5. Gostei da dica mas como faço depois para ela ter o tamanho ideal para o site?

  6. Como eu faria este processo para camisas?Meu produto no caso são camisetas, e sempre é muito dificil tirar fotos boas.Na verdade nunca consegui rsrs

  7. Camila Elisa Schütz diz:

    Olá! Estou lendo vários artigos sobre fotos, pois quero escrever um blog. Procurei matérias do gênero no Google e achei esta: PARABÉNS, incrível, me ajudou muito.

    Abraços ;D

  8. Taty diz:

    Olá,

    Adorei a dica! Mas eu percebo que a foto, apesar de linda, tem uma leve cor na parte inferior. Desculpe minha ignorância, para evitar que isso aconteça, pq trabalho com bijuteria, não seria ideal um papel branco na parte de baixo?

  9. Oi vc usou um modo bem simples que deu um exeelente resultado. Apreciei sua didática. Gostaria de ver outras dicas oK?
    Gostaria de apresentar-lhe idéia simples que utilizo no meu dia a dia, ok?
    Laureni – 11 22041010 e 9292 8016.

  10. Rubem Janoni diz:

    Olá,parabéns pela matéria,eu entendi a parte da iluminação,a minha dúvida agora é com relação a regulagem da máquina digital,tenho uma Canon Sx130, que possui controles manuais,mas quais e como usá-los numa foto de produto??
    Abraço.

  11. Amarildo diz:

    Onde compro folhas de papel vegetal em tamanho grande para colocar no vidro.

  12. Mirelle, Adorei as dicas, você está de Parabéns irei utiliza-las nas fotos dos meus Clientes de E-commerce, muito obrigado!

  13. Junior diz:

    Olá, boa tarde,

    gostei muito das dicas para tirar foto dos produtos para a internet. Estou montando uma loja virtual e também estou “penando” para conseguir bons resultados. Gostaria de saber como fazer para tirar fotos de camisas de times com volume, mas o manequim estando invisível? Abçs…..

  14. renata diz:

    Ai querida, ainda bem que achei vc na net….

    ha tempos estou tentando, lutando com minhas fotos….apresentação é tudo, ainda mais para vendas…
    VOCE NAO TIRA FOTOS PROFISSIONAIS PARA MIM?
    PARA MEU SITE?

    Grata,
    Renata

  15. André diz:

    Isso não funciona com jóias nunca. Eu faço fotos com peças banhadas a ouro e só eu sei o quanto é difícil trabalhar com muita luz direta.

  16. Priscila diz:

    Olá pessoal, acompanhando os comentários vejo que produto realmente é um desafio para todos, o que posso falar como fotógrafa é algo que parece básico mas é fundamental, Luz, as vezes temos a idéia de uma luz direta resolve o problema, mas quando se trata de produto precisamos de algo a mais, recomendo pelo menos duas fontes de luz e um difusor (a famosa sombrinha), uma luz de fundo para amenizar as sombras e outra para o produto em si, cuidado com reflexos para produtos como as jóias, e o difusor que pode ser até uma folha branca para ajudar a suavizar e espalhar a luz.
    Abraços para todos!E boas fotos!

  17. Priscila diz:

    Olá Renata se tiver interesse para fotografias para seu site, entre em contato no (prifuruli@yahoo.com.br), batemos um papo sobre o que você precisa e te passo orçamento sem compromisso.
    Abraço.

  18. Mariana diz:

    Gente, eu amei essas dicas! Com certeza vou aplicá-las ao meu e-commerce! Muitíssimo obrigada!

  19. Olha gente, como fotografo a 35 anos só posso dizer que lamento, um estudio fotografico para fazer direito custa caro e tudo é experiencia e só faz bem quem sempre faz, não adianta querer economizar na vitrine para suas vendas, por isso recomendo se você tem verba contrate um fotografo profissional, tem de varios preços e sempre rolam bons negocios agora se não tem verba tente fazer o melhor que puder com muito criterio.
    a dica dada pela Mirelle é bem legal sim mas para leigos resulta em muitas dificuldades.

    abs a todos

  20. Edson diz:

    Achei as dicas valiosas. Obviamente bom resultados com produtos de características diferentes sempre demandam paciência para muitas tentativas. Nao devemos como o coiote do Papa-léguas. Uma técnica tem que ser desenvolvida e aprimorada. Consegui resultados muito bons com meus produtos, mas levei um tempo para “pegar a mão”.
    Parabéns mesmo a Mirelle a sua generosidade. Pessoas assim fazem um mundo melhor.

  21. Marlene Cardoso diz:

    Achei muito interessante as dicas, vou tentar em meus produtos, estou fotografando bolsas para uma loja virtual que estou montando, está muito dificil obter fotos realmente boas, uma bolsa da cor rosa pink acaba saindo vermelha, não estou conseguindo cores originais das bolsas, estou trabalhando com fundo branco e uma luminária e papel sulfite branco para distribuir as luzes.
    Se alguém tiver alguma dica para eu fidelizar as cores, agradeço, pois minha loja está hiper super mega atrasada por conta disso.
    Um abraço

  22. Olha tenho uma loja virtual de Moda Feminina, achei muito interessante, mas como eu faria isso pra melhorar as fotos já que trabalho com modelos?

    o site é http://www.planetachic.com.br
    meu email lojaplanetachic@hotmail.com

  23. Caroline diz:

    Preciso mesmo dessas dicas, com certeza vou testar!!!

    adorei isso: “Etapa 5: Tire Muitas Fotos, Publique-as em Seu eCommerce e Fique Rico”

    uauhauh !!!

    Beijão e obrigada pela dica.

  24. Gostei muito da dica! Irei usar no meu site. Eu tiro as fotos dos produtos, mas alguns consigo as fotos com as marcas.
    Agora meu desafio é foto de roupas. Tenho um manequim branco. Como devo fazer? fundo branco? Luz externa também? E refrexo da luz na frente? Tentei algumas ideias e não consegui. Eu tenho area externa e nao preciso fazer dentro de casa as fotos. Seria melhor? Agradeço se puder me orientar.

  25. João Paulo diz:

    OLA sera que alguém poderia me dar alguma dia recentemente contratei uma empresa para fazer uma loja virtual aqui que vem o problema essa minha loja
    tem produtos grandes como carinhos de bebe andador
    chiqueirinho etc mais quando vou tirar fotos desses
    produtos pelo tamanho não consigo colocar nenhuma técnica que achei na internet assim minhas fotos estão horríveis alguém poderia me ajudar ????

  26. Ana Morina diz:

    Amei o passo-a-passo. Sem tirar nem por, é exatamente o que eu precisava!

    Muito obrigada querida!!!

  27. Denise diz:

    Ola, bom dia. Adorei a idéia e do passo a passo, porém gostaria de saber como faço para tirar essas lindas fotos com produtos na horizontal, como por exemplo uma toalha de rosto. Pois a foto que vcs mostram aparece um produtos na vertical. Muito obrigada.

  28. Sidinei diz:

    estou construindo um site e preciso tirar fotos de colchões.
    tem alguma dica como posso fazê-lo, pois como vce mostrou seria pra produtos pequenos, né? e foto de colchão já seria bem maior

    Obrigado

    Sidinei

  29. Daniela diz:

    Muitoooo obrigado pela dica já estava ficando louca aqui com essas fotos :( Vou montar tomara que de certo! Abraços

  30. Karla diz:

    Olá,
    Excelente dica, uma pergunta?

    Ao invés de papel alumínio, pode ser papel laminado?

  31. Edemilson diz:

    Gostei da dica, vou testar. Mas minha dificuldade é que trabalho com calçados e tenho que arrumar uma forma de por a foto sem ter que recortar pois perdemos muito tempo recortando fotos. Se alguém puder ajudar ficarei grato.

  32. Monick diz:

    Olá estou tendo muita dificuldade para tirar foto de produtos cromados, essa tecnica tbm funciona com produtos cromados?
    Eu nao tenho uma janela aqui no serviço vc pode me indicar outra forma de iluminação por favor?



Têm algo a dizer? Deixe seu comentário!


Por favor, lembre-se: Moderação de comentários está ativa, e isso pode segurar seu comentario por algum tempo antes que ele seja aprovado e publicado. Não há necessidade de re-enviar seu comentário.